Olá!
Este guia apresenta o conjunto de elementos que compõem a essência da nossa marca.
Aqui, encontraremos todas as diretrizes necessárias para garantira consistência e alinhamento da nossa expressão e do nosso discurso, orientando o trabalho criativo e assegurando que, ao longo do tempo, a marca ocupe o território desejado no imaginário de nosso público.
Manifesto
A gente acredita em você.
No seu potencial de quebrar barreiras, de vencer na vida, de ir além. A cada conquista, vibramos. A cada aprendizado, compartilhamos. E o mais importante: estamos sempre prontos para o próximo desafio.
Nós somos a Unidas.
Uma empresa apaixonada pelo que faz: ajudar você achegar mais longe. Mais do que colaboradores, somos um time. Mais do que carros, entregamos parceria, segurança e inteligência. Porque entendemos que por trás de cada jornada, existe uma pessoa que sonha alto.
Ser Unidas é não se dar por satisfeito.
É saber combinar ambição com coração. É atender de um jeito próximo, humano e transparente. E acreditar que a confiança é a base de todas as relações.
Brand DNA
Combinamos o espírito empreendedor e a paixão pelo negócio com um jeito humano e transparente
Os que sabem onde querem chegar, chegam mais fortes.
Crença
Ao seu lado, para você chegar mais longe.
Propósito
OBJETIVA, prática, simples, clara, direta
HUMANA, próxima, parceira, dedicada, apaixonada
CONFIANTE, força. atitude, liderança, autoridade
Personalidade
Pirâmide de posicionamento Kantar
Arquitetura de Marcas
A arquitetura de marcas é a hierarquia de marcas de uma empresa, é a forma como ela organiza os produtos e/ou serviços de acordo com a estratégia e o posicionamento de marca adotado.
A arquitetura de marcas da Unidas é organizada em 3 vertentes:
Monolítica Unidas, Descritivo de Produtos e Marcas independentes.
Estratégia e Arquitetura de Marcas
Livre
Livre Empresas
wifi
replacement
delivery
driver
pass
Descritor dentro da estrutura monolítica da área de negócio.
Visual: Redondel Unidas + descritor
Não há necessidade de criação de marca.
Visual: apenas descrever a solução/serviço oferecido fora da identidade.
Há necessidade de criação de marca diferente de Unidas ou revisão de marca já existente.
Há oportunidade para criação de uma marca sem conexão com a Unidas.
Ressalvamos que é imperativo utilizar rigorosamente os critérios aqui definidos para utilização da marca, necessidade de criação de novas marcas e eventual uso de descritores.
Validar as marcas pela direção da empresa (“guardiões da marca”), é uma ferramenta estratégica para garantia de consistência do uso da marca Unidas, definindo inclusive sua fronteira de extensão
Critérios para criação de novas marcas
Aqui usamos exemplos reais de como as atuais marcas da Unidas se inserem na árvore de decisão.
Critérios para criação de novas marcas
Com essa movimentação de bancos e fintechs, não é recomendado utilizar nomes como crédito ou financeira.
Se a estratégia é criar algo para o mercado externo ou realizar no futuro um spin off, recomenda-se a criação de uma nova marca endossada por Unidas, como foi ocaso do Livre.
Caso a estratégia seja apenas para venda dentro da empresa, recomenda-se utilizar crédito, por ser um nome mais curto.
Programas internos
Soluções financeiras
Monolítica Unidas
Descritivo Produto
Marca Independente
Logo
Este é o logotipo que representa a Unidas. Através dele, será possível identificar todos os nossos valores, serviços e trabalho.
Importante: Não altere o desenho do logotipo Unidas. Utilize apenas os arquivos originais presentes e fornecidos neste manual.
Dois elementos compões o logo da Unidas: símbolo gráfico e logotipo.
Importante: Não altere essa composição gráfica.
Elementos
A redução máxima é definida pela largura do logotipo e tem a finalidade de preservar a sua leitura.
Nunca reproduza o logotipo em uma dimensão inferior a 3 cm ou 93 pixels de largura, essas dimensões representam o tamanho limite de redução do nosso logotipo para versões impressas e digitais.
Redução
A área de reserva é calculada a partir da letra A de Unidas.
Respeitamos esse espaçamento, e o resultado é o ganho de mais leitura e impacto nos diversos pontos de contato da nossa marca.
Área de reserva
3cm ou 93px
Versão preferencial negativa
Versão tons de cinza negativa
Versão monocromática negativa
O logotipo Unidas será sempre aplicado sobre o fundo azul em sua versão negativa. As outras versões serão utilizadas somente quando houver restrição técnica de reprodução de imagem.
As versões positivas serão utilizadas somente com a aprovação das áreas responsáveis de Marketing e Comunicação da Unidas.
Versões
Cor
A cor azul representa a Unidas. Cada marca do grupo possui a sua cor primária e suas proporções das secundárias e terciárias.
Para conhecer os detalhes das aplicações dos outros produtos clique nas opções no menu.
Azul Principal #0066c2
rbg (0, 102, 194)
Cor Primária
Azul Gelo
#ECF6FF
rbg (236, 246, 255)
Azul Neon
#0086FF
rbg (0, 134, 255)
Amarelo
#FFDD00
rbg (255, 221, 0)
Cores de Apoio
Cores de Alerta
Preto 5%
#f5f6f7
rbg (245, 246, 247)
Preto 10%
#d8dbe0
rbg (216, 219, 224)
Preto 40%
#8992A3
rbg (137, 146, 163)
Cores de Neutras
Preto 60%
#616e84
rbg (97, 110, 132)
Preto 80%
#3a4a65
rbg (58, 74, 101)
Preto 100%
#212a3c
rbg (32, 42, 60)
Preto 20%
#b0b7c1
rbg (176, 183, 193)
OK
#4dcb7b
rbg (77, 203, 223)
Alerta
#f9b42f
rbg (249, 180, 47)
Erro
#ff5a60
rbg (255, 90, 96)
Cores Secundárias
Branco
#FEFEFE
rbg (254, 254, 254)
Azul Claro
#67C0FF
rbg (103, 192, 255)
Azul Escuro
#002C74
rbg (0, 44, 116)
Tipografia
A família tipográfica principal da Unidas é a Segoe UI.
Para títulos priorizamos o uso das versões: bold, heavy e regular. Para texto corrido utilizamos as versões regular light e bold para destaque.
Segoe UI bold
Segoe UI regular
Segoe UI bold
Segoe UI lighter
Segoe UI italic
Linguagem fotográfica
As imagens da Unidas devem transmitir uma mensagem inspiradora e mostrar todo o benefício emocional e funcional que marca gera para seus clientes.
Através da linguagem fotográfica mostraremos os principais temas que serão abordados nas imagens e as diretrizes visuais para produção e composição das nossas fotos.
Evite o uso predominantes das cores relacionadas à concorrência. Por exemplo: verde e laranja em roupas ou objetos.
Evite fotos artificiais, posadas, não naturais.
Não utilize fotos com iluminação e exposição exagerada, com baixa resolução ou em preto e branco.
Não utilize imagens com a presença de outras marcas ou escritos.
Não recomendado
Sempre se preocupe em expressar diversidade nas imagens, seja de gênero, cor, orientação sexual, corpo e estilos.
Se possível, é recomendado o uso de imagens que expressem momentos alegres e felizes.
Se preocupe com enquadramentos, dando destaque no objetivo que a imagem quer destacar.
Recomendado
Botão
A Unidas inclui vários estilos predefinidos de botões e cada botão deve ser usado de acordo com a avalição do time de Marketing.
Botões desativados
Botões padrão
Botão Principal
Botão Secundário
Botão Terciário
Botão Terciário
Botão Secundário
Botão Principal
Não utilize de botões com altura menor que 40px.
O escrito (label) não devem ser longo e utilizar duas linhas.
O ícone não pode representar uma ação diferente do escrito do botão, Por exemplo, um símbolo feliz no botão de deletar.
Se preocupe com as cores, por exemplo, um botão de deletar nunca poderá ser representado com verde.
Não recomendado
Se preocupe com as dimensões dos botões, por padrão recomendamos com altura de 48px e largura variável, mas sempre se preocupando com o espaço de respiro.
O escrito (label) deve ser curto e claro referente a ação que será executada ao clicar, quanto mais objetividade melhor.
Ícones podem ser auxiliados, mas devem expressar a intenção da ação do botão.
Recomendado